Esse ano, nós estávamos prontos para levar oficinas teatrais pra diversas escolas de porto alegre, porem a crise sanitária da COVID-19 e o interrompimento das aulas na rede publica impediu as atividades presenciais da associação.
Em abril deste ano, nós iniciamos uma oficina teatral online, e diferente do projeto inicial, não limitamos as aulas apenas para rede publica de ensino de Porto Alegre. Acabamos com inscritos do Rio de Janeiro e São Paulo, mais de 40 pessoas se inscreveram na oficina, oriundas dos mais diversos locais. Com o inicio das aulas EAD, e a confirmação do Enem e dos Vestibulares, muitos alunos começaram a sentir o peso do acumulo de atividades e a oficina foi perdendo alunos. Também não ajudava muito o fato que, fazer oficina teatral sem a presença física, sem o olho no olho, não é a mesma coisa. Nós ofcineiros tivemos que nos reinventar para entregar um conteúdo satisfatório e a entrega dos alunos que persistiram nos motivou a isso. Abordamos temas um pouco marginais no teatro atualmente, tratamos do Teatro Experimental Negro e falamos bastante do Teatro do Oprimido. Foi justamente falando de Augusto Boal que surgiu a ideia do trabalho de conclusão baseado em Teatro Jornal.
Elaboramos o texto com base em algumas noticias do momento, por vezes questionamos se não ficaria um trabalho muito datado, e tristemente, as noticias não são as mesmas, mas as situações não mudaram muito.
Concluindo a 1ª Oficina Teatral On-line da Associação Cultural Cavalo de Troia, surge o trabalho “Jornal Cavalo de Troia”, uma critica a forma como as noticias são dadas. As vezes a narrativa da noticia tem mais impacto do que o fato em sí.Um telejornal por exemplo, dificilmente vai terminar um bloco de noticias com uma noticia política importante, permitindo o debate dos telespectadores durante o intervalo comercial. E isso não é aleatório.
O trabalho tem sua estreia agendada para o dia 26 de Dezembro as 16h no nosso canal no Youtube e você pode acessar diretamente pelo link abaixo
Jornal Cavalo de Troia (2020)
Esperamos você sábado