No ano de 2019, a Associação Cultural Cavalo de Troia, através dos oficineiros Amanda Hamermüller, Bolívar D’Andrea e Diego Perotto, ministrou oficinas de teatro em diversas escolas publicas de Porto Alegre. Com os alunos das escolas Emilio Massot, Leopoldo Hoff e Protasio Alves foi montado o espetáculo “Fragmentos de Opressão”, através de debates e exercícios cênicos, onde se trabalhava a percepção de sociedade, e o uso da arte como agente de transformação. Estes mesmos alunos declamaram um cordel em apoio aos professores durante a Greve dos Educadores do CPERS/Sindicato, e fizeram em junho um “Casamento na Roça” discutindo questões ambientais como agrotóxicos e grilagem de terras.
No dia 21/12, apresentamos o espetáculo “Fragmentos de Opressão” como trabalho de conclusão no Teatro Dante Barone, compartilhando com a plateia um pouco daquilo que se discutiu e fez em aula.
O espetáculo trata de forma critica e as vezes bem humorada de assuntos debatidos em aula, sobre comportamentos sociais e sobre os impactos das politicas publicas nas vidas dos estudantes.
“Foi uma jornada e tanto até aqui, muitos acabaram saindo antes, por diversos motivos, mas todos deixaram, de alguma forma, sua marca no trabalho. Foram pouco mais de 10 ensaios, com muitos tropeços no caminho, ainda assim chegamos no palco, afinal assim é o teatro. Nunca é fácil, nunca é simples. Sempre tem um imprevisto que a gente mata no peito, respira e vai pra frente, mais um passo.
Eu não vou fazer agradecimentos individuais porque corro o risco de esquecer alguém, e foram tantas pessoas que contribuíram para que esta obra se concretizasse. Desde aquela conversa com a Neiva Inês Lazzarotto ainda ano passado até o dia de ontem, muita coisa aconteceu para que o projeto ficasse desse tamanho.
Obrigado a todos que contribuíram, e obrigado principalmente aos alunos, que mesmo enfrentando tantas dificuldades, sempre se uniram para que todos chegassem juntos.”
Diego Perotto
1 comenatrios em “Fragmentos de Opressão”