A exatos 365 dias, no Teatro Dante Barone era exibido o espetáculo que resultou de quase um ano de oficinas teatrais em escolas públicas de Porto Alegre. O texto foi montado em conjunto com os alunos das oficinas, baseado em relatos e improvisos ao longo das oficinas, onde se falou e trabalhou muito sobre “Teatro do Oprimido”. A ideia de construir o texto em conjunto com os alunos veio da proposta de coloca-los no protagonismo do trabalho, e o resultado foi maravilhosos. Oprimidos, somos todos, em maior ou menor grau, mas a entrega dos alunos para tratar de assuntos diretamente relacionados as suas experiencias foi intensa e culminou numa bela apresentação.
Este ano (2020) estavamos agendados com varias escolas e entidades, para inciar as oficinas em Março. Eu, Diego Perotto, cheguei a dar uma aula antes do inicio do isolamento, no Colégio Emilio Massot, todas as outras oficinas sequer puderam ter inicio, e isso foi bastante frustrante para Associação Cavalo de Troia. Insatisfeitos com essa barreira, os oficineiros se reuniram e planejaram uma oficina virtual. Com as aulas abertas, ministradas ao vivo e transmitidas pelo nosso canal no Youtube, nós conseguimos atingir pessoas fora do publico alvo incial, chegamos a ter mais de 40 inscritos, mas com o acumulo de atividades EAD e a falta da presença fisica, as oficinas ficaram mais esvaziadas ao longo do caminho. Isso não impediu que um trabalho remoto se formasse como resultado dessa oficina virtual, e este estara disponivel no nosso canal em breve.
As aulas das oficinas ainda estão disponiveis no nosso canal htps://youtube.com/c/accavalodetroia, e o trabalho de conclusão logo estará lá tambem